sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mais três Km de duplicação vão ser entregues neste mês.

Medianeira - Está prevista para 22 abril a liberação de mais três quilômetros da BR-277, em Medianeira, entre os quilômetros 667 e 670, que liga o Centro de Tradições Gaúchas do municíoio ao Hospital Santa Mômica. Já foram entregues 7,5 quilômetros, e com mais esse trecho liberado, totalizará 10,5 quilômetros disponiveis aos usuários.
Além disso, outras melhorias foram realizadas próximo ao viaduto do Km 673, que dá acesso aos bairros Jardim Irene e Jadim Laranjerias. Ali foram instaladas duas lombadas, que incentivam a redução da velocidade de quem trafega na BR-277 e facilita a travessia dos veículos e motociclistas que precisam acessar os bairros.
Nesse mesmo trecho foi construído um corredor pavimentado, às margens da rodovia, com alrgura de três metrtos e protegido com fedensas metálicas e barreias a fim de facilitar o trânsito de pedestres e cilcistas enquantos as obras são realizadas. "Esses ajustes já estavam previstos e foram necessários para dar ainda mais segurança aos usuários", completa o gerente de engenharia, Silvio Caldas.
Além da duplicação da rodovia, a obra também contempla a construção de quatro viadutos. Desses, três estão com a parte estrutural pronta, faltando apenas a pavimentação e a terraplanagem. O viaduto do km 669 já está em operação na parte inferrior e pode ser usado como retorno e travessia para a cidade. Todos os viadutos serão fnalizados no prazo máximo de 60 dias.
Os 14,4 quilômetros previstos na obra de duplicação da BR-277 devem ser entregues até junho de 2013. O invenstimento é de R$ 49,3 milhões.

Matéria postada no Jornal O Paraná, em 12 de abril de 2013.      

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Duplicação da BR-277

Ainda sem definição de pagamento, obra pode atrasar se continuar chovendo.

Matelândia - às vésperas do término do prazo contrtual da duplicação dos 14 quilômetros da BR-277, e Matelândia a Medianeira, prevista para liberação total para tráfego em junho próximo, a concessionária responsável pela administração do trecho e pela obra, a Ecocataratas, afirma que, "caso as condições climáticas continuem dessa forma (com mais chuva), será impossível o cumprimento do prazo".
Para ilustrar, a concessionáriausuo como base o volume de chuva registrado nos meses de fevereiro e março de 2012 que, comprado com 2013, considera aumento de 300% de precipitação no mês de fevereiro e 600% no de março. "Uma mudança de prazo somente ocorrerá se as condições climáticas não permitirem que os trabalhos tenham prosseguimento adequado", afirmou a Ecocataratas.
Ocorre que a comparação feita pela concessionária diz respeito do ano passado quando foi registrada pior estiagem de Oeste das últimas quatro décadas.
Ainda de acordo com a Ecocataratas, operíodo chuvoso atrapalha os trabalhos de terraplanage, porém outros serviços podem ser executados, como por exemplo, as concretagrns das obras de arte especiais, plantio de gramas, drenagem superficial, drenagem profunda e até mesmo alguns trechos de pavimentação.
Nesta semana O Paraná visitou o trecho. Profissionais que atuam na obra afirmam que para dar conta do cronograma os serviços são mantidos mesmo debaixo de chuva.
Há percursos inteiros onde ainda falta todo serviço de pavimentação asfáltica e ao menos duas das quatro trincheiras estão, segundo os trabalhadores, mais atrasadas.
Já a Ecocataratas afirmou que "aproximadamente 80% da parte de terraplanagem e pavimentação está concluída. Com relação às trincheiras, das quatro projetadas, três já estão com sua parte estrutural pronta, restando apenas a parte de terraplanagem e pavimentação". A previsão oficial é concluir duas delas em 25 dias e as outras duas em dois meses.
Outra dúvida é como os valores necessários para a obra - R$ 49 milhões vão ser pagos à Ecocataratas. De acordo o que se sabe é que a concession[aria está desembolsando o recurso e que os gastos serão incluídos na lista de investimentos da concessionária durante a renegociação do contrato com o govervo.
"Ainda não há definição de como isso será feito", afirmou a administradora do trecho.
Trecho Liberado
Em dezembro passado foram liberados para tráfego 7,5 quilômetros de duplicação da BR-277 no sentido Matelândia/Medianeira, de um total de 14 de toda a aobra. Dessa forma, continuam em serviços outros 6,5 quilômetros.

Matéria postada no Jornal O Paraná, em 04 de abril de 2013.
     

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Imprudência

Caminhão força ultrapssagem e deixa dois mortos e três feridos

Mãe e irmão do prefeito de Rio Bonito do Iguaçu perderam a vida

Cascavel - Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um acidente segunda-feira, preto do KM 560, na BR-277, entre Cascavel e Catanduvas. A colisão envolveu um carro, um caminhão e uma carreta. O morotista do caminhão estava ultrapassando uma carreta na rodovia quando bateu de frente com o Gol com placas de Rio Bonito do Iguaçu. Lone Irena de Rosso, 82 anos, e Ivo de Rosso, 61 anos, que estavam no Gol, morreram na hora. Outros dois adultos tiveram ferimentos moderados e foram encaminhados à UPA (Unidade de Pronmto-Atendimento) II de Cascavel. Uma criança de oito anos, também ocupante do Gol, sofreu ferimentos graves e foi encaminhada ao Hospital Universitário de Cascavel. Lone Irena e Ivo eram mãe e irmão do prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Írio de Rosso. O prefeito decretou luto oficial no Município.
O caminhão parou em meio a uma lavoura e teve a frente bastante danificada. A carreta desviou dos dois veículos e saiu da pista, quase tombando.
O motorista de um Uno parou para socorrer vítimas. Os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel.

Matéria postada no Jornal O Paraná, em 03 de abril de 2013.