quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SEM DUPLICAÇÃO. Das 54 mortes na BR-277, 44 aconteceram na pista simples

PRF contabilizou aumento de 65% nos casos fatais entre Santa Tereza e Medianeira

Cascavel - Levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que neste ano 54 pessoas já morreram em acidentes na BR-277, entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Onze mortes aconteceram no trecho Cascavel, 33 de Santa Tereza do Oeste a Medianeira e dez de Medianeira a Foz ( pista duplicada). No trecho com maior número de fatalidades é possivel observar ainda um aumento de 65% nos casos fatais com relação ao mesmo período de 2009, quando aconteceram 20 mortes. Já na pista dupla houve redução de 27 para 10 mortes (63%). O chefe do Núcleo de Fiscalização e Policimento da PRF Foz do Iguaçu, Marcos Pierre, destaca que em apenas três acidentes no trecho simples foram contabilizadas 16 mortes, sendo seis numa colisão envolvendo ônibus, cinco entre dois automóveis e as cinco de terça-feira. Todos os casos foram durante ultrapassagens forçadas. " O fluxo de veículos no nosso trecho aumentou 15% do ano passado para cá e atribuímos isso a baixa do dólar que leva mais compristas ao Paraguai. O motorista que carrega o carro de muamba se arrisca mais, força ultrapassagens e anda em alta velocidade, que são as principais causas das tragédias", explica.

METAS
Pierre observa ainda que a PRF tem metas de redução de acidentes a serem cumpridas a para isso está utilizando as equipes com viaturas, radares e etilômetros, mas os casos de ultrapassagens forçadas são difíceis de serem fiscalizados. " Desde o ano passado quase triplicou o número de multas no trecho por ultrapassagem indevida, mas jamais teremos efetivo suficiente para toda a extensão, os motoristas precisam colaborar", comenta. Para ele, a redução de acidentes na pista dupla pode ser atribuída ao aumento na fiscalização. " A média diária é de 400 imagens fotográficas de excesso de velocidade entre Medianeira e Foz do Iguaçu", enfatiza o inspetor.

CASCAVEL
No trecho de Cascavel, segundo a PRF, as fatalidades reduziram em comparação com o ano passado. De janeiro a 26 de outubro de 2009 ocorreram 449 acidentes com 284 feridos e 15 mortos. Em igual período deste ano foram 427 ocorrências com 258 feridos e 11 óbitos - redução de 26,6%.

FLUXO
De acordo com dados da Ecocataratas, na Praça de Pedágio 1 ( São Miguel do Iguaçu) foi observada redução de 10,36% no fluxo de veículos entre 2008 e 2009 e aumento de 18,97% de 2009 a 2010. Já na Praça 2 ( Céu Azul) houve diminuição de 7,43% no primeiro período e acréscimo de 15,34% no segundo. ( Neo Gonçalves)

Matéria postada no jornal O Paraná em 28 de outubro de 2010. Pg. B9

Um comentário:

  1. Me desculpem, mas a duplicação que vai sair é tão somente de quantidade de praças de pedágios, além do aumento inescrupuloso das tarifas.
    Duplicação, jamais, pode morrer 200 pessoas por dia que nada vai mudar.
    A não ser é claro que o dinheiro saia do seu bolso.

    ResponderExcluir