quinta-feira, 4 de abril de 2013

Duplicação da BR-277

Ainda sem definição de pagamento, obra pode atrasar se continuar chovendo.

Matelândia - às vésperas do término do prazo contrtual da duplicação dos 14 quilômetros da BR-277, e Matelândia a Medianeira, prevista para liberação total para tráfego em junho próximo, a concessionária responsável pela administração do trecho e pela obra, a Ecocataratas, afirma que, "caso as condições climáticas continuem dessa forma (com mais chuva), será impossível o cumprimento do prazo".
Para ilustrar, a concessionáriausuo como base o volume de chuva registrado nos meses de fevereiro e março de 2012 que, comprado com 2013, considera aumento de 300% de precipitação no mês de fevereiro e 600% no de março. "Uma mudança de prazo somente ocorrerá se as condições climáticas não permitirem que os trabalhos tenham prosseguimento adequado", afirmou a Ecocataratas.
Ocorre que a comparação feita pela concessionária diz respeito do ano passado quando foi registrada pior estiagem de Oeste das últimas quatro décadas.
Ainda de acordo com a Ecocataratas, operíodo chuvoso atrapalha os trabalhos de terraplanage, porém outros serviços podem ser executados, como por exemplo, as concretagrns das obras de arte especiais, plantio de gramas, drenagem superficial, drenagem profunda e até mesmo alguns trechos de pavimentação.
Nesta semana O Paraná visitou o trecho. Profissionais que atuam na obra afirmam que para dar conta do cronograma os serviços são mantidos mesmo debaixo de chuva.
Há percursos inteiros onde ainda falta todo serviço de pavimentação asfáltica e ao menos duas das quatro trincheiras estão, segundo os trabalhadores, mais atrasadas.
Já a Ecocataratas afirmou que "aproximadamente 80% da parte de terraplanagem e pavimentação está concluída. Com relação às trincheiras, das quatro projetadas, três já estão com sua parte estrutural pronta, restando apenas a parte de terraplanagem e pavimentação". A previsão oficial é concluir duas delas em 25 dias e as outras duas em dois meses.
Outra dúvida é como os valores necessários para a obra - R$ 49 milhões vão ser pagos à Ecocataratas. De acordo o que se sabe é que a concession[aria está desembolsando o recurso e que os gastos serão incluídos na lista de investimentos da concessionária durante a renegociação do contrato com o govervo.
"Ainda não há definição de como isso será feito", afirmou a administradora do trecho.
Trecho Liberado
Em dezembro passado foram liberados para tráfego 7,5 quilômetros de duplicação da BR-277 no sentido Matelândia/Medianeira, de um total de 14 de toda a aobra. Dessa forma, continuam em serviços outros 6,5 quilômetros.

Matéria postada no Jornal O Paraná, em 04 de abril de 2013.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário